domingo, 13 de novembro de 2011

Segundo encontro 09.11.2011



                                               Dinâmica
                                                        Conteúdo
                                                 Professoras
Alunos
   Olá pessoal, nosso segundo encontro foi muito legal. Iniciamos com uma dinâmica participativa, onde formamos um círculo e utilizando um rolo de cordão passamos para cada um deles responder a seguinte pergunta: o que você faria se ganhasse um milhão de reais?. As respostas foram bastante interessantes, como por exemplo: colocaria na poupança; ajudaria a família e os mais pobres; compraria um carro, entre outros. Assim, o rolo foi circulando por todos os alunos que espontaneamente respondia a pergunta. Dessa forma, foi constituída uma teia com o cordão, tendo como objetivo, mostrar a turma à importância de interação uns com os outros; compreender  a  interligação das pessoas com  a economia mundial. Após esse momento de quebra gelo, fizemos a explanação do conteúdo, através de slides: o conceito de economia, suas características, seus tipos e a importância para a sociedade atual fazendo uma analogia com a nossa realidade. Em seguida foi à hora do lanche, os alunos estavam todos empolgados e descontraídos. No quarto momento falamos sobre os blocos econômicos: suas origens, suas definições e localizamos os países integrantes dos blocos no mapa mundi político. Logo após, aplicamos uma atividade “a corrida do autódromo” sobre o assunto explanado, no qual foram formados dois grupos que deu empate nas respostas. Premiamos com balas e finalizamos com os avisos para o próximo encontro.  Valeu galera e até mais!!!        

 Corrida do Autódromo


De Acordo com o assunto em debate responda verdadeiro ou falso:


1.    A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra com a mecanização dos sistemas de produção.
2.    A economia mundial é a interação entre pessoas, empresas e governos que cruzam fronteiras internacionais.
3.    Quando vemos um filme de Hollywood, quando compramos um mp3 player ou um Ipad, quando comemos em alguma das inúmeras redes de fast foods, estamos fazendo parte da economia mundia
4.    Nos Estados Unidos, a diferença do crescimento da produtividade entre os trabalhadores informatizados e os não informatizados estacionou desde o século passado.
5.    Existem três importantes mecanismos integrando a economia mundial: o comércio, a produção e as finanças.
6.    A crise econômica mundial, que eclodiu em 2008, entrou numa nova fase. A primeira fase começou como uma crise ecológica. Diante da crise mais grave desde a segunda guerra mundial, os governos interviram principalmente com pacotes de resgate gigantescos aos bancos e ao setor financeiro.
7.    Nos EUA, a menor economia do planeta, retrocedeu em 3,2%, enquanto a queda foi ainda maior em vários países importantes da Europa, Alemanha, Grã Bretanha e Itália, assim como no Japão.
8.    O sistema capitalista global está mais uma vez oscilando à beira de uma grave crise financeira e recessão econômica.
9.    Economia de mercado caracteriza-se por forte regulamentação e planificação por parte do Estado nos países comunistas.
10. Conjunto de atividades econômicas desenvolvidas em todo o mundo é definido como economia mundial.
11. O desenvolvimento comercial entre os países que fazem parte de um bloco econômico aumenta e não gera desenvolvimento econômico para os países membros.
12. Atualmente os blocos econômicos não aceitam diminuição ou exoneração de impostos ou de tarifas alfandegárias, porém buscam saídas em comum para problemas comerciais existente.
13. A partir do desenvolvimento capitalista o processo de globalização se enraizou e a necessidade de ampliar seus comércios levou as nações a se unirem formando os Blocos Econômicos.
  1. O MERCOSUL constitui por Brasil, Argentina, Cuba, Paraguai e Bolívia.
  2. Após ter consolidado o fim da Guerra Fria liderado por Estados Unidos e União Soviética, incidiu um estimulo para a construção das zonas independentes de livre-comércio, assim como o enfraquecimento do processo da globalização.
  3.   Uma das classificações designada dos blocos é a Zona de Preferência Tarifária, que constitui de uma moeda única com sua política financeira unificada
  4. O primeiro bloco econômico que apareceu foi a ASEAN no sudeste Asiático em 1957, visando aumentar equilíbrio e o crescimento das regiões abarcado pela Associação.
  5. No Mercado Comum, a circulação de pessoas é livre assim como a movimentação de bens, serviços e capitais, pois há uma acessibilidade entres os países membros.
  6. A Apec é Associação da Economia da Ásia e do Pacífico.
  7. Outro bloco econômico da América do Sul é Nafta.
Respostas: V, V,V,F,V,F,F,V,F,V,F,F,V,F,F,F,F,V,V,F







Nenhum comentário:

Postar um comentário